Alterações na diretoriaO presidente em exercício da ABPR, Aurélio Dienstmann e a diretora administrativa, Anelise Lopes, comunicaram o desligamento das funções exercidas nesta instituição, na noite da última segunda-feira (05/10/2020). Ambos estiveram nos cargos de abril até outubro de 2020. Conforme consta no estatuto atual, a presidência será assumida automaticamente pelos membros do Conselho, Eduardo Ferronato e Marlene Klitzke, que deverão informar sobre os novos encaminhamentos em breve. 

Durante a permanência nos cargos da ABPR, Aurélio e Anelise, em carta conjunta, declararam que a permanência deles foi pautada na busca pela harmonia e fraternidade, junto a outros colegas, com o objetivo de uma nova visibilidade para a ABPR. Entre as ações executadas no curto período de permanência, destaca-se: o saneamento das finanças; a realização de eventos de divulgação da Psicoterapia Reencarnacionista, junto aos associados, por meio de colegas que voluntariamente receberam o apoio deles e se empenharam nesse trabalho de propagação da PR. Além disso, realizaram a mudança de endereço da sede, o que contribuiu para a redução significativa dos custos com aluguel.

 

Foco principal da gestão

 

Como foco principal durante o período de administração das atividades inerentes aos cargos, Aurélio e Anelise destacaram a elaboração de um novo modelo de estatuto para que fosse possível maior dinamicidade e modernidade para a nova diretoria que viesse a assumir. “O novo estatuto traria uma dinâmica mais moderna, ágil e independente para exercer as funções na ABPR, o que é extremamente necessário”, afirma Aurélio.

 

Anelise e Aurélio reforçaram que não obtiveram êxito na primeira tentativa de aprovar um novo estatuto, o qual consideram um dos mais importantes feitos da associação. Conforme eles, foi constatado que mais de 80% dos associados não compareceram à convocação do edital. “Algumas sintonias se mostraram inadequadas ao processo. Baseando-se no contexto, algumas atitudes terão que ser tomadas para que se aumente a transparência e a motivação dos associados a participaram da ABPR, inclusive na composição de chapa para a diretoria. Todos podem participar do processo, pois a ABPR é dos associados e associadas”, aponta Anelise. 

 

Acesso ao Portal ABPR 

 

Conforme declararam Aurélio e Anelise, há um desinteresse por parte dos associados que se comprovou com o não atendimento ao chamamento da votação do estatuto. “Há um problema de falta de comunicação, decorrente de um modelo anterior de gestão. Havia uma infinidade de e-mails desnecessários pelos mais variados canais que prejudicava o acesso às informações corretas”, explicam e reforçam que a responsabilidade da comunicação institucional é da ABPR, através do Portal e dos canais oficiais e não restrita a um pequeno grupo de pessoas ou ministrantes. “Recentemente criamos o canal Conversa de Psicoterapeuta no Portal justamente para que o associado possa se aproximar mais da ABPR e ter o Portal como referência em informação”, sinalizam. 

 

Atuação dos profissionais contratados

 

Anelise e Aurélio destacaram o trabalho colaborativo e primordial dos profissionais contratados que atuam na ABPR: Denise, Brunno, Jones, Carla, Júlia e Dra. Aline. “Os profissionais foram incansáveis e altamente profissionais em suas diretrizes e responsabilidades”, afirmaram. 

 

Novos projetos para ABPR

 

Os psicoterapeutas Aurélio e Anelise ressaltaram que existem vários projetos promissores para a ABPR, que precisam ser discutidos e avaliados em grupos, de forma democrática. Por fim, ambos finalizam: “apresentamos toda a atividade dessa diretoria transitória, demonstrando que houve proatividade de todos os componentes até a presente data. Chegamos até hoje e passamos a frente o mando, entregando ao corpo de conselheiros para a providência imediata de nova eleição, que o momento exige. Desejamos à nova diretoria, muito sucesso, e que possam verdadeiramente, fazer uma nova ABPR, com novos procedimentos e metodologias, contribuindo e fazendo crescer esta instituição que nos auxilia em nossas atividades profissionais, com o apoio e estrutura que todos necessitam para cumprir com seus trabalhos de atendimento e cursos de profissionalização”.

 

Relatório de Atividades:

 

Comunicação ABPR