A Investigação do Inconsciente está referendada no “Livro dos Espíritos”, na questão 399 a respeito do Esquecimento do passado, onde diz:

“Mergulhando na vida corpórea, perde o Espírito, momentaneamente, a lembrança de suas existências anteriores, como se um véu as cobrisse. Todavia, conserva algumas vezes vaga consciência, e lhe podem ser reveladas. Esta revelação, porém, só os Espíritos superiores espontaneamente lhe fazem, com um fim útil, nunca para satisfazer a vã curiosidade.”

Enquanto “Obreiros da Vida Eterna” anunciava há 50 anos atrás, na palestra do Dr. Barcelos, a chegada da Psicoterapia Reencarnacionista, o “Livro dos Espíritos” anunciava há 150 anos atrás a chegada da Investigação do Inconsciente, vulgarmente chamada de Regressão, pioneira na Ética de apenas ser revelado o passado das pessoas a critério dos Mentores Espirituais, sem que o terapeuta induza ou conduza, direcione, o processo e nunca sendo incentivado o reconhecimento de pessoas no passado.

Muito se tem falado, hoje em dia, sobre esse novo método terapêutico, baseado na revivência de fatos do passado, seja dessa ou de outras encarnações. Nessa investigação encontramos, frequentemente, encarnações passadas, para serem relembradas com um fim útil, nunca para satisfazer a vã curiosidade. Ao acessar uma encarnação passada, não ajudamos a pessoa a recordar apenas até o final de um trauma, ou até o final daquela encarnação, isso faz com que ele melhore bastante, mas fica sintonizada aí, nesse ponto. Pelo Método ABPR de Investigação do Inconsciente, a pessoa recorda desde o ponto onde inicia a recordação até o seu final, continua recordando até o seu desencarne, recorda ter subido para o Plano Astral (período inter-vidas), até tudo ter passado e referir estar sentindo-se muito bem (Ponto Ótimo). Ou seja, no nosso Método, a pessoa recorda uma encarnação passada e o período inter-vidas subsequente, essa é uma das pérolas desse Método, pois as pessoas podem ver como são quando estão encarnadas e recordar como são quando estão desencarnadas, de volta para Casa. Mas isso ainda não é suficiente, pois mesmo lá, ainda sente a dor, a tristeza, a raiva, o medo etc. que sentia quando estava na Terra na encarnação anterior. Então, incentivamos a continuar relatando, até nos mostrar que, lá no período inter-vidas, está melhorando, tudo vai passando, aquele medo que sentia, aquela raiva, aquele sentimento de rejeição, aquela solidão, a dor da facada, do tiro etc., até que percebamos que ela recordou que tudo aquilo passou (as ressonâncias de quando estava na Terra), que está sentindo-se muito bem, de preferência ótima. Chamamos a esse momento de “Ponto Ótimo”. Aí dizemos a ela que pode relaxar, que está bem, que vamos aguardar se os seus Mentores querem lhe mostrar algo a mais de quando ela estava no Mundo Espiritual ou outra situação de outra encarnação ou receber alguma orientação, alguma instrução, algum conselho, para sua encarnação atual. Se continuar recordando de quando estava no período intervidas permitimos e incentivamos isso; se notarmos ou ela referir que acessou outra vida passada, a investigação continua; se seus Mentores lhe transmitirem conselhos, orientações, para sua encarnação atual, permanecemos em silêncio paraela entender bem o que Eles querem lhe transmitir. Ao final da Sessão, realizamos a Conversa pós- Regressão, para que ela nos conte o que acessou, o que entendeu, o que foi mais marcante para ela, seja a origem de uma Fobia, do Transtorno do Pânico, de uma Depressão severa, de uma dor física crônica (como a fibromialgia, por exemplo) etc., sejam características de personalidade que tinha lá no passado e ainda apresenta hoje em dia, para melhorar ou mudar, sejam tendências negativas que ela vem reencarnando para transformar em tendências positivas etc.

O que chamam de Regressão e que nós chamamos de Investigação do Inconsciente é uma rememoração do passado onde a pessoa ainda ficou sintonizada e devemos fazê-la recordar desde onde os seus Mentores iniciam a lhe mostrar até quando estava sentindo-se ótima lá no Astral. E é relativamente fácil fazer isso, é só levar a recordação até o desencarne naquela vida e incentivar a continuação do relato, nos contando o que acontece... após sair do corpo... para onde vai... agora que é um Espírito...? Ela pode relatar que ficou na Terra, que ficou flutuando, que foi para o Umbral etc. O processo só é concluído quando ela já está recordando o Ponto Ótimo; por orientação do Mundo Espiritual, nunca interrompemos ou permitimos que seja interrompido enquanto ainda a recordação ainda não chegou a esse ponto. Escutamos relatos maravilhosos da subida, do Plano Astral, e, assim, a pessoa ficará sintonizada num momento muito bom ou ótimo, de libertação, e não logo após o trauma ou ao final daquela vida acessada, quando, geralmente, ainda sentia dor, medo, tristeza, solidão, raiva, insegurança, etc.

As nossas memórias encontram-se em nossos corpos sutis e então incentivamos um relaxamento profundo (Meditação lúcida, consciente) na pessoa que vai regredir, para não sentir tanto o seu corpo físico, e em seguida incentivamos uma elevação de sua frequência, o que proporciona um mais fácil acesso aos seus Mentores Espirituais, que lhe oportunizam a recordação do seu passado, conforme encontra-se em “O Livro dos Espíritos”. Não utilizamos hipnose, hipnotismo ou alguma outra técnica, apenas um relaxamento, em que a pessoa deitada, de olhos fechados, o ambiente com pouca luz, silencioso, uma música relaxante, nós sentados ao seu lado, vamos falando devagar, com voz baixa, “Vamos entrando em sintonia com nossos Amigos Espirituais... com os teus Amigos Espirituais... pedindo a eles que estejam conosco... que te ajudem a encontrar no teu passado... fatos que ainda estejas sintonizado... solta teu corpo... relaxa a testa... os olhos... a boca... o queixo... todo teu corpo... como se fosse dormir... como se teu corpo fosse desaparecendo... etc.” Depois que percebemos que a pessoa está bem descontraída, bem relaxada, incentivamos a elevação de sua frequência, “Então te sente subindo.......... subindo......... crescendo, te expandindo.......... te sente crescendo....... como um balão que vai inchando......... que vai inflando........... expandindo......... ocupando esse quarto (ou sala, ou ambiente)........ subindo........... crescendo........ te expandindo... e podes ultrapassar esse quarto (ou sala, ou ambiente)...... ir para o céu......... para o infinito........... subindo........... subindo............ crescendo..........., etc.” Geralmente, em 10 a 20 minutos a pessoa acessa uma encarnação passada ou uma situação pós-vida e inicia a Investigação do seu Inconsciente.

Devido ao estado meditativo e o incentivo à elevação da frequência, a ocorrência de vivências no Plano Astral e o encontro com Mestres, Orientadores, parentes desencarnados etc., é muito grande. As pessoas descrevem o seu desencarne, asubida, a chegada ao Plano Astral, com a descrição das áreas de natureza, as pessoas de roupas claras, os Hospitais, muitas vezes nos contam sobre as palestras, as aulas nas Escolas, os Grupos de Estudo etc., e os relatos são extremamente semelhantes aos encontrados nos livros espíritas sobre o assunto. Falam nas colônias, cidades, o trabalho e o estudo realizado lá por seus habitantes, o processo de reencarnação, as reuniões, os Ministérios, os planejamentos das encarnações etc.

Estamos aqui na Terra em busca de evolução em nosso ego, é um trabalho interno nosso, individual, cada um veio melhorar características inferiores, e elas já se manifestam desde a infância. A Psicologia tradicional, que inicia seu raciocínio na infância, não é a mais adequada para nós, reencarnacionistas, pois não responde as nossas perguntas, trabalha com uma premissa equivocada, que é a Formação da Personalidade. O nosso Espírito (uma micro-consciência divina) já animou inúmeros corpos, inúmeras personas, em inúmeras encarnações passadas, e em todas elas nós tínhamos uma personalidade. Nós não formamos nossa personalidade na infância, nós mostramos, desde o início aqui, quem e como somos. Os nossos pais, nossa família, nosso meio ambiente e os fatos da infância e da vida, tendem a agravar ou a melhorar nossas características inferiores.

A Psicoterapia Reencarnacionista é a mesma Terapia utilizada no [período intervidas) e veio para a Terra para nos ajudar a nos entendermos melhor e a transmutar as características inferiores do nosso ego em superiores, passando por situações que fazem aquelas aflorarem (gatilhos inferiores). Nós somos a continuação do nosso passado, e em nossa busca de evolução e crescimento consciencial, que é o retorno à lembrança da nossa perfeição divina, necessitamos viver algum tempo, de vez em quando, em um lugar inferior e imperfeito, onde as nossas próprias inferioridades e imperfeições virão à tona. E onde é esse lugar para nós atualmente? É aqui na Terra e, então, aqui estamos. Para pagar, para sofrer? Não, para nos re-purificarmos, para nos libertarmos do “excesso de peso”, criado por nós desde que aqui chegamos, que nos prende à força gravitacional desse planeta e ao Plano Astral desse planeta. Precisamos nos tornar mais “leves”, e isso só pode ocorrer se nos livrarmos das inferioridades que nos mantêm presos aqui, dos “pesos”, e é esse o trabalho que deve ser feito, essa é a missão da Psicoterapia Reencarnacionista.

E quem deve, ou precisa, submeter-se a uma Investigação do seu Inconsciente? Os terapeutas de regressão tradicionais costumam recomendar Regressão às pessoas que têm medos, fobias, pânico, depressão etc., mas nós não somos terapeutas de regressão e sim psicoterapeutas reencarnacionistas, que utilizam a Investigação do Inconsciente, e então todas as pessoas que nos procuram para Tratamento submetem-se à recordação de algumas de suas encarnações passadas e dos períodos intervidas subsequentes, pois assim perceberão que têm sido muito parecidos como são atualmente nas suas últimas encarnações, encontrarão a sua Personalidade Congênita e, nela, a sua proposta de Reforma Íntima (Tratamento básico), o que irá facilitar a libertação do comando do seu ego sobre seu Eu divino (Tratamento avançado).

Nós precisamos que os Mentores das pessoas mostrem para elas e para nós algumas de suas encarnações passadas. Eles nos dão a “pista” por onde deve seguir o Tratamento. Se mostram vidas passadas de tristeza, a Reforma Íntima é da tristeza, se mostram vidas de solidão, é de solidão, se mostram de orgulho, é de orgulho, e assim por diante. Os Mentores vão mostrando as encarnações passadas em que existiam as inferioridades do seu ego, que ainda existem hoje, mas aos poucos, novidades vão ocorrendo, novas revelações, novos insights, as pessoas vão se descobrindo, nós vamos acompanhando essas “Sessões de Telão na Terra”, vamos conversando sobre isso nas Conversas pós-Regressão, nas consultas de 1 hora (semanais ou quinzenais), novas Sessões vão acontecendo, novas descobertas, é uma profunda investigação do passado, do que jaz oculto dentro do Inconsciente. É tudo muito simples, conscientizador e libertador.

As Sessões duram, em geral, cerca de 2 horas, em que a pessoa revive fatos de 1, 2 ou mais encarnações passadas, além dos períodos inter-vidas, onde acessa muitas informações importantíssimas para o seu real aproveitamento da atual encarnação. Pela herança católico-judaica em que estamos imersos, nos acostumamos a pensar que as nossas inferioridades são apenas o que faz mal para os outros, mas não é bem assim. Na verdade, na busca do nosso retorno à lembrança da nossa Perfeição, qualquer característica do nosso ego que não seja perfeita, é imperfeita, e então necessitamos curar não só o egoísmo, a agressividade, o autoritarismo, o materialismo etc., mas também a timidez, o medo, a fraqueza, a tristeza, a preguiça, a introversão etc.

Algumas pessoas tentam realizar esse procedimento sozinhas, sem acompanhamento de um terapeuta especializado, mas ao recordarem situações traumáticas do passado conseguirão manter-se até o fim, até o desencarne, até subir para o Plano Astral, até o Ponto Ótimo, que é o que lhe libertará do trauma daquela situação? Para as curas focais (Fobias, Pânico, Depressão seera, dores físicas crônicas etc.) é necessário recordar a situação e o que aconteceu depois, até sua recordação alcançar o Ponto Ótimo, pois se a pessoa recordar uma situação traumática do seu passado e, com o susto, voltar, estará reforçando ainda mais a sintonia, o que, obviamente, é contraindicado pois reforçará o que deve curar. O mesmo para quem arrisca-se a realizar esse procedimento pela Internet, que, infelizmente, está sendo realizado por alguns terapeutas.

Log in to comment