Fibromialgia
Visão tradicional
A Fibromialgia é uma síndrome misteriosa de causas ainda desconhecidas, de dores fortes por todo o corpo durante muito tempo ou sensibilidade nas articulações, nos músculos e nos tendões.. A hipótese mais aceita é que o que causa a fibromialgia são os estímulos captados e interpretados de uma maneira anômala pelo cérebro, ou seja, um simples abraço ou um aperto de mão mais forte pode desencadear essas dores. Isso acontece devido uma alteração da interpretação dos estímulos recebidos pelo cérebro e também pelos receptores cutâneos. Isso acontece pelo fato da estimulação repetida do nervo que sinaliza a dor (neurotransmissor) modificar o seu cérebro.
Ela atinge de 2 a 10% da população mundial, sendo predominante entre mulheres jovens e de meia idade (20 a 50 anos), em uma proporção de sete mulheres para cada homem. Estima-se que cerca de 2% a 3% dos brasileiros sofram da condição no país e, desses casos, 80% a 90% são mulheres com idade entre 30 e 50 anos.
Os sinais mais visíveis de quem possui essa síndrome são: dores generalizadas, espalhadas pelo corpo e articulações, podendo durar meses, fadiga e cansaço durante o dia, sono prejudicado, em alguns casos o paciente apresenta quadros de apneia ou insônia, problemas cognitivos e alteração da memória, transformando uma simples tarefa de atenção ou concentração em algo difícil de ser realizado.
O diagnóstico é clínico, feito com a realização da anamnese e exame físico específico. São solicitados exames laboratoriais e de imagem apenas para descartar outros quadros que possam confundir o diagnóstico ou se somar à fibromialgia.
O tratamento consiste no uso de medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos, analgésicos e relaxantes musculares e na prática regular de atividades físicas como aeróbica e anaeróbica. A Fisioterapia, o Pilates e o Fortalecimento muscular são grandes aliados para amenizar os sintomas da doença.
Até agora as pesquisas não conseguiram determinar a causa da Fibromialgia, mas provavelmente envolve uma variedade de fatores trabalhando juntos. Possivelmente existem causas genéticas, uma vez que casos de Fibromialgia tendem a ocorrer em família. Podem haver certas mutações genéticas que tornariam o portador mais suscetível a desenvolver o transtorno. Entretanto, até agora não foi descoberto o gene causador da doença.
A Fibromialgia é uma síndrome reumática de caráter crônico e é caracterizada por dores ao longo de todo o corpo do paciente, mesmo sem ele ter tido uma lesão física nos músculos ou articulações. Com relação ao seu histórico, o principal sintoma da síndrome – a dor músculo-esquelética difusa – já era descrito por Hipócrates, considerado como o pai da Medicina, no fim dos anos 400 e começo dos anos 300 a.C., mas foi apenas em 1824 que a associação entre reumatismo e pontos dolorosos se deu, através de estudos do médico e botânico escocês John Hutton Balfour. Várias descrições sobre a síndrome podem ser encontradas desde os meados do século XIX, mas ela só foi reconhecida como tal pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no fim da década de 1970.
Ainda não há uma causa exata e específica para o surgimento da Fibromialgia, porém estudos mostram que há uma certa relação entre o início dos sintomas logo após um evento traumático, podendo esse ser físico, psicológico ou uma infecção grave. Na maioria dos casos, a dor começa em um ponto específico do corpo e forma crônica, progredindo, posteriormente, para o restante do corpo.
Justamente por conta dessa inexistência de identificação da causa é que a Fibromialgia é considerada como, antes de doença, uma síndrome, pois ela é um conjunto de sinais, sintomas e problemas médicos que tendem a ocorrer de maneira simultânea mas que não são relacionadas a uma causa específica identificável. Porém, mesmo não sabendo exatamente a causa da condição, o que não se pode discutir é se as dores do paciente são ou não reais. Pesquisas comprovam que as pessoas que sofrem com a Fibromialgia realmente sentem as dores descritas por elas.
Visão reencarnacionista
A Fibromialgia não tem uma causa desconhecida, após 20 anos de trabalho asseguro que ela vem de situações traumáticas (físicas) de vidas passadas às quais a pessoa ainda está sintonizada, sentindo hoje as dores daquele passado. Geralmente, são 4 ou 5 situações (4 ou 5 vidas passadas) as responsáveis pelas dores que sente hoje. Quando estava lá, sabia o que estava acontecendo, um acidente, uma queda, uma facada, uma lança, um tiro, uma tortura etc. Hoje, sente as dores e não sabe de onde vem... Vem do seu passado, escondido dentro do seu Inconsciente, que pode ser aberto, de uma maneira ética e responsável, os Mentores espirituais da pessoa permitindo o acesso a essas situações, uma a uma, recordá-las até seu final, até o fim daquela vida, recordar o período intervidas, em que tudo que veio lhe acompanhando da Terra foi passado, passando, até desaparecer (Ponto Ótimo); aquela vida passada não lhe incomoda mais e vamos para outra, até todas de onde vinham as dores terem sido desligadas, não sente mais nenhuma dor, tudo passou, aí os Mentores começam a mostrar vidas boas, úteis, produtivas, sinalizando que pode começar uma nova maneira de viver sua vida de hoje.