A Associação Brasileira de Psicoterapia Reencarnacionista (ABPR) forma Ministrantes de Curso a partir de ex-alunos que auxiliam, no mínimo, em 3 (três) turmas subsequentes, como monitores juniores, monitores seniores e monitores seniores pré-Banca, e, depois de convidados pelo (s) seu (s) Ministrantes, realizam uma Banca e são aprovados. A ABPR estabelece um Programa de Curso com um Conteúdo Programático e Exercícios em Grupo que é cumprido fielmente nos Cursos de Formação e os Ministrantes atém-se a esse Conteúdo e realizam nas aulas todos os Exercícios em Grupo.

Os Cursos de Formação têm todos o mesmo formato, independentemente do Ministrante responsável. O Conteúdo Programático é transmitido integralmente seja no formato de 18 ou 24 meses, dependendo do número de alunos. São ensinados todos os princípios teóricos da Psicoterapia Reencarnacionista e realizados várias vezes Exercícios de 1ª consulta e reconsultas, em duplas de alunos, com a supervisão do Ministrante e dos monitores. São realizadas as Investigações do Inconsciente nos alunos, individuais, em cama ou colchonetes confortáveis, com os demais alunos divididos em pequenos grupos, sentados a uma distância de aproximadamente 1 a 2 metros, assistindo e aprendendo; essas Investigações do Inconsciente são, ao início do Curso, de responsabilidade do Ministrante e dos monitores seniores (ou de monitores juniores, se não houver um número suficiente de seniores para a demanda, desde que os juniores estejam capacitados para tal). A partir da metade do Curso, ou antes, os alunos começam a trabalhar em duplas, a praticar a 1ª consulta, as reconsultas, a praticar as Investigações do Inconsciente uns nos outros, sob supervisão individual do Ministrante e dos monitores. Ao final das Investigações do Inconsciente é reunido o grande grupo ou minigrupos e elas são comentadas pelos alunos que receberam esse benefício e por quem auxiliou seus Mentores; nessa conversa em grupo, o Ministrante e os monitores aproveitam para ensinar, a partir das Investigações do Inconsciente, a teoria da Psicoterapia Reencarnacionista e os aspectos teóricos e práticos da Investigação do Inconsciente.

Todos os alunos dos Cursos têm o direito de receber 4 ou 5 Investigação do Inconsciente, ou mais, e auxiliar os Mentores no mesmo número de Sessões, nas aulas e nos Grupos de Estudos (se houver). O Ministrante controla esse aspecto, mas no caso de um aluno sentir-se prejudicado por estar recebendo menos Investigações do Inconsciente do que seus colegas ou auxiliando os Mentores em menor número que os demais, deve procurar o Ministrante e comentar com ele, que tomará providências imediatas para que isso seja corrigido.

Todos os alunos devem aprender a realizar a 1ª consulta e as reconsultas do Tratamento com a Psicoterapia Reencarnacionista para que possam, após formados, trabalhar profissionalmente em seu consultório com essa Terapia ou gratuitamente em seu Centro Espírita ou Espiritualista. No caso de um aluno sentir que não está aprendendo adequadamente a conversar com as pessoas sobre a Psicoterapia Reencarnacionista e encaminhar o Tratamento, deve procurar seu Ministrante e comentar com ele a respeito, que tomará para si a responsabilidade de melhor ensinar o aluno nesse aspecto.

Todos os alunos devem, ao final do Curso, julgar-se aptos a auxiliar os Mentores das pessoas nas Investigações do Inconsciente, mesmo que saibam que a prática é que os tornará mais capacitados para isso. No caso de, na 2ª metade do Curso, um aluno julgar que não está aprendendo sobre a prática da Psicoterapia Reencarnacionista ou da Investigação do Inconsciente como esperava, sentir-se inseguro ou incapaz de realizar esse procedimento, deve procurar seu Ministrante que intensificará esse aprendizado com esse aluno.

Todos os alunos devem, durante o Curso, ir entendendo a sua Personalidade Congênita a partir da recordação de suas encarnações passadas e com isso relembrando a sua proposta de Reforma Íntima. Todos os alunos devem entender bem a respeito dos níveis evolutivos do ego e identificar quais os níveis predominantes em seu ego, e ir amadurecendo-o durante o Curso. No caso de um aluno na 2ª metade do Curso entender que isso não está claro para si, ou não está acontecendo, deve procurar seu Ministrante para comentar a respeito, que tomará providências para que isso concretize-se, a seu cargo, de um monitor sênior ou um júnior capacitado para tal.

A utilização do Manual para Investigação do Inconsciente é obrigatória e todas as Investigações do Inconsciente em aula e nos Grupos de Estudos devem ser realizadas com o Manual. O Ministrante, os monitores e, mais adiante, os alunos em formação, utilizam o Manual com a leitura fiel da Meditação inicial e a utilização das Táticas. Na Meditação inicial, a leitura é exatamente como está no Manual, nenhuma palavra pode ser alterada. A utilização do Manual, além de manter a fidelidade ao Método ABPR, é um exercício de humildade, obediência e submissão ao Mundo Espiritual. Quando os alunos começarem as duplas permanentes, o Manual será fornecido para que estudem em casa as diversas fases de uma Investigação do Inconsciente e as inúmeras Táticas para todas as dificuldades que podem ser encontradas.

Todas as Investigações do Inconsciente nas aulas e nos Grupos de Estudos devem terminar quando o aluno já recordou o final da encarnação passada acessada e a sua subida para o Mundo Espiritual (período inter-vidas), até o momento que chamamos de “Ponto Ótimo”, em que todas as ressonâncias da vida passada anterior tenham já passado, sejam de ordem “física” ou psicológica e os seus Mentores tenham tido a oportunidade de lhes transmitir ensinamentos, orientações e conselhos para sua vida atual.

Todos os Ministrantes têm o dever de cumprir esse aspecto das Investigações do Inconsciente fielmente bem como os monitores seniores e juniores, mas como torna-se, às vezes, difícil esse controle em cada Sessão, pois geralmente ocorrem Investigações do Inconsciente concomitantemente nas aulas e nos Grupos de Estudos, se um aluno perceber que as suas Investigações do Inconsciente ou de seus colegas não vêm tendo esse aspecto respeitado por quem está auxiliando os Mentores, deve comunicar-se com a Diretoria da ABPR, através do Fale Conosco no Portal ABPR ou do Fale com o Presidente em Minha ABPR de Aluno.

Os alunos têm o direito de receber amor, atenção e serem respeitados pelo seu Ministrante e pelos monitores de Curso, bem como fazerem parte do Grupo dos alunos na Internet, através do qual receberão uma atenção especial que os façam sentirem-se integrados à turma e participantes ativos do Curso. Os Ministrantes recebem a orientação por parte da Diretoria Acadêmica da ABPR de comunicarem-se com bastante frequência com seus alunos e ex-alunos através do Grupo na Internet, enviando material didático do Curso, casos clínicos, audições de Investigação do Inconsciente para estudo, informações sobre as aulas etc. No caso dos alunos e dos ex-alunos sentirem-se desconsiderados ou abandonados por seu Ministrante em relação a esse aspecto, devem comunicar-se com a direção da ABPR, que tomará providências a respeito.

Os alunos têm o direito de receber seu Certificado de Conclusão do Curso no derradeiro Módulo, no caso de terem tido, no mínimo, 90% de presença nos Módulos e nos Grupos de Estudos (se houver), estarem em dia com todas as suas mensalidades e serem aprovados pelo(s) Ministrante(s). No caso de um aluno até o derradeiro módulo do Curso não ter conseguido quitar seu débito com o Ministrante, receberá uma Declaração de Presença e o Certificado de Conclusão do Curso após a quitação desse valor. A presença, pontualidade na chegada e na saída e a participação no (s) Grupo (s) de Estudos do Curso é obrigatória, no mínimo 90% das reuniões e dos Módulos, igualmente a frequência e atenção durante a realização dos Módulos. A entrega e correção das Provas (pessoalmente, por e-mail, nos Módulos, nos grupos de Estudos, dependendo da metodologia do Ministrante) é obrigatória, bem como a Apresentação de Caso das Duplas de Alunos. Todos esses quesitos influenciam nos critérios para aprovação do aluno ao final do Curso e o recebimento do seu Certificado de Conclusão do Curso.

Se o aluno não for aprovado, terá de repetir o Curso novamente (Aluno de 2ª turma), ao custo de 50% da mensalidade vigente para ½ da mensalidade vigente.

O principal em um Curso de Formação em Psicoterapia Reencarnacionista é o aluno, cada um é o foco principal da realização do Curso. E cada aluno deve receber uma atenção especial por parte do seu Ministrante, tanto durante as aulas como durante o mês. O aluno tem deveres (frequência, atenção, empenho, dedicação, estudo, etc.) e direitos (todos eles especificados nos Manuais e nos textos à disposição no Portal da ABPR).

Os alunos podem acessar o Manual do Ministrante no Portal ABPR, para saberem qual o procedimento recomendado para esses profissionais e o que devem exigir durante o Curso. Os alunos podem acessar o Código de Ética Profissional na Home do Portal da ABPR. Os alunos podem acessar o Estatuto da ABPR na Home do Portal.

O Ministrante tem o dever de exigir o cumprimento dos deveres de cada aluno, em benefício dele mesmo, e um aluno tem o direito de exigir o cumprimento dos deveres do seu Ministrante e dos Monitores do Curso, também em benefício deles mesmos.

Log in to comment