Capa site matéria psicoterapia para a famíliaA psicoterapia reencarnacionista, como proposta de tratamento, não se restringe a tratar uma única pessoa, de forma isolada. A técnica vem sendo muito utilizada também para atender vários membros de uma mesma família, onde há ocorrência de conflitos. A forma como isso vai se dar, depende de cada situação que será avaliada previamente. Segundo Rejane Acosta, a família é o núcleo onde se juntam diferentes espíritos que vêm para resolver situações. Portanto, é normal que ocorram divergências e, tanto a PR como as sessões de investigação do inconsciente podem ser aliadas na melhora dos relacionamentos entre membros da família. 

Rejane ACostaRejane Acosta é psicoterapeuta reencarnacionista e está responsável pela Especialização em Psicoterapia Reencarnacionista para a Família pela ABPR. De acordo com ela, durante o atendimento de uma família, o tratamento poderá ser realizado de diferentes formas. “Podem ocorrer consultas individuais ou em conjunto com todos, assim como investigações do inconsciente individuais. Em alguns casos, mais de um membro da família poderá acompanhar. Tudo vai depender da orientação dos reais condutores das sessões de investigação do inconsciente, que são os mentores espirituais”, afirma.

Psicoterapeuta reencarnacionista no seu papel de facilitador

Rejane acrescenta que o psicoterapeuta reencarnacionista atua apenas como um facilitador, realizando uma conversa prévia com a pessoa ou com os membros da família que procuraram o tratamento. Porém, os passos seguintes seguirão a orientação espiritual, inclusive de quem ou quais membros serão tratados especificamente.

Conforme Rejane, o tratamento com a PR e a investigação do inconsciente oferece melhora para toda a família, independente se apenas um membro procurou tratamento. “Quando uma pessoa busca tratar-se por meio da PR, todo o entendimento que ela obtém nas sessões de investigação do inconsciente, comandadas por seus mentores espirituais, como também os desligamentos que ocorrem durante a investigação do inconsciente, afetam o seu comportamento positivamente. Quando alguém muda para melhor, isso reflete em todos que estão à volta, especialmente membros da família, mesmo que de forma indireta”, explica.

Além disso, como no atendimento para família são os mentores que decidem quem serão os beneficiados, todos aqueles que aparecem nas investigações do inconsciente, identificados ou não, recebem os benefícios do atendimento. E, a partir daí, vão também abrindo-se para a possibilidade de iniciar o tratamento presencial. “É muito comum, logo após um membro da família procurar o atendimento e iniciar as investigações, os demais demonstrarem interesse e iniciarem os atendimentos também. Isso amplia muito a evolução daquele núcleo de espíritos”, destaca.

Importância da família para a evolução espiritual

A psicoterapeuta lembra que do ponto de vista da espiritualidade e da PR, a família é um núcleo onde se juntam diferentes espíritos que vêm para resolver situações. “Às vezes nós viemos em um núcleo familiar com alguns espíritos que já foram nossos algozes, desafetos ou que nós já fomos algozes deles. Se viemos juntos é porque nós nos propusemos ou eles se propuseram a nos ajudar. Pois, todo núcleo familiar server a um propósito”.

Rejane reforça que quanto mais desconfortos existirem entre os membros da família, significa que há desafios a serem vencidos e um caminho evolutivo a ser trilhado por todos, no sentido de buscarem a harmonia através do amor. “A PR auxilia para que todos os membros possam se aceitar e entenderem que não se reuniram no mesmo núcleo por acaso. Pois, é na família o local propício para que possa se desenvolver e evoluir o ego. A família é o nosso melhor e maior campo de evolução espiritual”, enfatiza.

Além disso, a profissional esclarece que em todas as famílias existem também aquelas pessoas em que o relacionamento é melhor e há mais harmonia. “Tratam-se de espíritos afins e que, em muitos casos, vieram juntos para ajudar no processo evolutivo da família como um todo, além de seus próprios aprendizados”, conclui.

Sobre Rejane ACosta

Rejane Acosta, nesta encarnação, está psicoterapeuta reencarnacionista, pedagoga e psicopedagoga clínica e institucional. Realiza palestras e ministra cursos em vários estados do Brasil. Na ABPR, além de ministrar cursos, também está responsável pela Especialização em Psicoterapia Reencarnacionista para a Família e atua como Coordenadora Regional do Núcleo de Psioterapeutas Reencarnacionistas de Porto Alegre, estado onde reside e atende pessoas com a Psicoterapia Reencarnacionista.

Comunicação ABPR

Denise Rasmussen Reis (Jornalista)