A Sessaodepr psicoterapia reencarnacionista é uma nova psicologia, que tem como base a reencarnação. Ou seja, a PR considera experiências de vidas passadas como influenciadoras na vida atual. Nessa visão diferenciada, a psicoterapia reencarnacionista consegue auxiliar o ser humano em sua reforma íntima e na descoberta do seu Eu. Após algumas sessões de PR, utilizando-se da investigação do inconsciente, uma pessoa poderá ser capaz de identificar a sua missão na vida atual e buscar uma atitude mais positiva diante da vida. As sessões de PR ocorrem no estado consciente da pessoa, sem o uso de hipnose.  

O criador da PR, Mauro Kwitko, relata que algumas pessoas, por falta de conhecimento, acreditam que a psicoterapia reencarnacionista é sinônimo de regressão ou de terapia de vidas passadas, o que não procede. “Nas sessões de PR a pessoa fica o tempo todo consciente. Inexiste qualquer processo de hipnose e nada tem haver com regressão ou com terapia de vidas passadas. Durante a sessão, utilizamos a meditação para realizar a sessão de investigação do inconsciente. Os mentores espirituais da pessoa que está sendo atendida participam de todo o processo. Eles também auxiliam no sentido de possibilitar que a pessoa se recorde de experiências de vidas anteriores que possam auxiliar no processo de reforma íntima e amadurecimento da mesma, na vida atual”, afirma. 

Como funciona uma sessão de psicoterapia reencarnacionista

A psicoterapia reencarnacionista utiliza sessões de investigação do inconsciente. Antes de iniciar, o psicoterapeuta conversa com a pessoa sobre os aspectos da vida dela, sob a ótica reencarnacionista. Posteriormente, em uma posição confortável, o psicoterapeuta estimula um processo de meditação, com o objetivo de acalmar a mente da pessoa. De forma consciente, o psicoterapeuta inicia a investigação do inconsciente com o auxílio dos mentores espirituais da pessoa atendida. Porém, as sessões de investigação do inconsciente ocorrem normalmente em um outro dia, após a primeira sessão. 

Durante esse processo a pessoa passa a acessar e tomar consciência daquilo que seus mentores espirituais permitirem que seja visto. Dependendo da demanda de cada pessoa e do intervalo entre as sessões, o tratamento pode durar meses ou anos. Normalmente são realizadas de quatro a cinco sessões de investigação do inconsciente para que se perceba alguma mudança ou melhora. 

O que pode ser tratado por meio da psicoterapia reencarnacionista

De acordo com Mauro, a psicoterapia reencarnacionista trata a alma de uma pessoa. Ela promove o amadurecimento e a libertação do comando do ego. Com isso, a pessoa sente mais o espírito do que o personagem atual, já que ocorre uma mudança da versão-persona para a versão-espírito. “Quando a mudança ocorre a pessoa passa a aproveitar mais a encarnação atual, no sentido espiritual. E caso a pessoa tenha fobias, transtorno do pânico, depressões severas, fibromialgia, ansiedade, entre outros sintomas, ela tem melhora significativa ou podem mesmo ser curadas, através da investigação do inconsciente, que ocorre durante as sessões de PR”.   

O trabalho ético da PR e a importância de se realizar as sessões com profissional capacitado

Mauro reforça que o trabalho realizado pelos psicoterapeutas reencarnacionistas é pautado pela ética o tempo todo. Segundo ele, para se tornar um psicoterapeuta reencarnacionista é preciso passar por um curso de formação que tem duração de até 24 meses, com aulas teóricas e práticas. E, que além disso, paralelamente ao curso, os alunos também formam Grupos de Estudo para aprofundar o que foi aprendido. “Durante o curso de formação em psicoterapia reencarnacionista o aluno também realiza várias sessões de investigação do inconsciente, com acompanhamento do ministrante. No curso ele também aprende sobre as questões éticas que envolvem a PR e, principalmente, sobre o seu papel e a sua responsabilidade em se tornar um psicoterapeuta reencarnacionista”. 

Onde encontrar um profissional com formação em psicoterapia reencarnacionista

Há profissionais formados e associados à ABPR, espalhados por todo o Brasil. No Portal ABPR é possível realizar uma busca por psicoterapeutas reencarnacionistas, de acordo com a cidade/estado. 

Caso algum profissional se apresente como sendo psicoterapeuta reencarnacionista, a pessoa interessada poderá confirmar a informação no site da ABPR. Basta realizar uma busca pelo nome do profissional e em caso de divergências, contatar a ABPR por meio do Fale Conosco.  

Comunicação ABPR
Denise Rasmussen Reis (Jornalista)