Depositphotos 108976070 s 2019A vida agitada da maioria das pessoas no mundo atual traz à tona uma série de consequências para a saúde, especialmente a mental. A internet oferece informações sobre quase tudo de forma acessível. Com isso, as pessoas passam a ser bombardeadas com histórias diversas, relatos culturais e comportamentais, além de muitas notícias. E, isso tudo uma vez acessado, pode desencadear gatilhos e, consequentemente, afetar a saúde mental de uma pessoa.

Em entrevista ao Portal ABPR, o psicoterapeuta reencarnacionista Ciro Ferreira, que também tem pós-graduação em Terapia Regressiva e Terapia Cognitivo-Comportamental, explica sobre o termo saúde mental, tão presente na atualidade, especialmente quando doenças ligadas à mente, como os casos de depressão, ansiedade e síndrome do pânico têm aumentado na sociedade. Além disto, ele aponta a Psicoterapia Reencarnacionista como uma aliada na promoção da saúde mental de uma pessoa. 

Entrevista

Jornalista: O que se entende por saúde mental?

Ciro FerreiraCiro Ferreira: Até onde sabemos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não define oficialmente o que seria saúde mental, mesmo porque esse conceito está condicionado à diferenças culturais, julgamentos subjetivos e diferentes pressupostos teóricos. Mas, podemos compreender a saúde mental como um estado de equilíbrio e bem-estar, nos campos cognitivo, emocional e comportamental, bem como nos relacionamentos de ordem intrapessoal e interpessoal. Podemos, ainda, incluir a dimensão espiritual, não confundindo com adesão a uma religião instituída.

Jornalista: Como a Psicoterapia Reencarnacionista pode atuar ou colaborar na saúde mental de uma pessoa?

Ciro Ferreira: Uma das finalidades embutidas nos princípios da Psicoterapia Reencarnacionista é reconectar o ego temporário da pessoa com sua Essência Divina. Quando nos identificamos com nossa luz interna e passamos a viver na “Versão-Espírito” entre outros benefícios, encontramos aquele estado de equilíbrio que caracteriza o que se convencionou chamar de saúde mental. Mas, para isso, é preciso um engajamento firme da pessoa no seu processo de reforma íntima, desapegando-se de todos os atributos do ego que causam sofrimento psíquico, na forma de ansiedade, depressão e outros comprometimentos de ordem mental e emocional.

Jornalista: Ao contrário da saúde mental temos a doença mental. O que se entende por doença mental?

Ciro Ferreira: Na verdade, o termo “doença” não é o mais apropriado para os distúrbios de natureza psíquica. Prefere-se usar a denominação “transtorno mental”. Dentro dessa categoria nosológica, enquadram-se os quadros de ansiedade, depressão, adição a drogas, transtorno bipolar, TOC, TDAH, esquizofrenia e tantos outros quadros de sofrimento psíquico e/ou emocional, que em geral são bastante incapacitantes.

Jornalista: Qual a visão da Psicoterapia Reencarnacionista a respeito dos transtornos mentais?

Ciro Ferreira: Diferentemente das ciências ditas “oficiais”, a Psicoterapia Reencarnacionista não considera que os transtornos mentais tenham exclusivamente uma causa orgânica. Ou seja, a tendência de se atribuir a causa dos transtornos mentais a um mau funcionamento do Sistema Nervoso Central, em especial do cérebro, ou a um desequilíbrio dos neurotransmissores, é apenas uma visão limitada do problema, reduzindo o ser humano a sua natureza material. A Psicoterapia Reencarnacionista é muito mais abrangente. Ela não descarta, obviamente, possíveis causas de ordem neurológica. Mas, oferece algumas outras hipóteses para o surgimento dos sintomas de desequilíbrio psíquico/emocional. Como exemplo, podemos citar: 

1) Sintonia com fatos traumáticos de vidas passadas ou do início desta vida, que estariam por trás dos sintomas fóbicos, dos ataques de pânico e de outros transtornos ansiosos;

2) Traços de personalidade congênita e identificação com personagens de vidas passadas, que poderiam justificar alguns transtornos de personalidade, anorexia nervosa, delírios, TOC e transtornos dissociativos;

3) Divergência entre o rumo que a persona (ego) vem dando para sua encarnação e o planejamento pré-encarnatório feito pelo Eu Superior, o que pode acarretar sintomas depressivos ou sentimentos de inadequação;

4) Mediunidade em desequilíbrio e influência de espíritos de baixa frequência, o que poderia ser uma das causas de sintomas ditos “psicóticos”, tais como as alucinações auditivas (ouvir vozes).

Jornalista: Como a Psicoterapia Reencarnacionista pode ser usada no tratamento dos transtornos mentais?

Ciro Ferreira: Quando o transtorno mental já está instalado, sempre recomendaremos a adoção de um esquema tríplice de tratamento. Primeiramente, uma avaliação de natureza orgânica, que pode ser com um médico clínico geral, com um neurologista ou com um psiquiatra. Em paralelo, uma avaliação de natureza espiritual, na qual a pessoa iria buscar uma igreja, um centro ou outra instituição espiritualista com a qual se identifique, para tratar as questões envolvendo o intercâmbio com seres de natureza extra-corpórea que porventura estejam influenciando sua saúde mental. Em um terceiro aspecto, com o tratamento na PR, inicialmente seriam realizadas algumas sessões de investigação do inconsciente, comandadas pelo Mentor Espiritual da pessoa. Nestas, poderiam ser feitos os desligamentos de algumas sintonias com situações traumáticas de vidas passadas, como também a identificação de traços de personalidade congênita, o conhecimento de virtudes eternas do Espírito Imortal, bem como outros elementos que possam ser trabalhados terapeuticamente nas sessões que se sucederiam a partir daí. 

Jornalista: As pessoas da sociedade atual vivem sob pressão o tempo todo. Trânsito, prazos para cumprir e inúmeras atividades a desenvolverem, por exemplo. Isso pode provocar alguma sobrecarga para a mente/cérebro? Como lidar melhor com isso? A PR pode agir preventivamente antes que um transtorno mental se instale?

Ciro Ferreira: Há um consenso de que não são os fatos da vida que nos causam estresse mas, sim, a maneira como encaramos e reagimos a esses fatos. Se entramos numa “roda-viva” e agimos no piloto automático, acabamos nos tornando uma mera peça dentro de uma engrenagem que, à semelhança de uma moenda de fazer caldo-de-cana, costumo chamar de “máquina de moer gente”. Isso, com certeza, vai favorecer o surgimento de transtornos mentais, podendo acarretar insônia, sintomas ansiosos, depressão, etc. Será que foi para isso que encarnamos? É isso que Deus, o Universo, nossos Mentores, ou o nosso Eu Superior espera de nós? Estamos aqui para aproveitar a vida ou aproveitar a encarnação, no sentido de evolução consciencial do nosso ego? Não precisamos abdicar radicalmente das obrigações e atribulações da vida moderna, nem nos isolarmos em uma caverna ou montanha para encontrarmos a paz interior. A PR, nesse sentido, pode ser uma preciosa ferramenta de autoconhecimento, para que saibamos, exatamente, qual o nosso papel nessa sociedade aparentemente caótica. E quais os propósitos que assumimos antes da atual encarnação. Dessa forma, passando o comando da nossa vida para nosso Eu Superior, saberemos nos conduzir na sociedade, sem nos afastarmos da nossa Essência, encontrando um significado e um aprendizado em cada situação com a qual nos deparamos.

Jornalista: Existe algum grupo de pesquisa ou estudo dentro da ABPR que atue especificamente na saúde mental do ponto de vista da PR?

Ciro Ferreira: Há algum tempo vem surgindo dentro da ABPR um movimento de aproximação com o meio científico “oficial”, no sentido de expandir os benefícios da PR para um número maior de pessoas, além daquelas que já se identificam com seu caráter holístico e espiritualista. No último encontro Nacional de Psicoterapia Reencarnacionista (ENPR), ocorrido em Florianópolis, em 2019, foram apresentadas pesquisas desenvolvidas pela colega Carmen Mírio, de São Paulo, junto com a equipe do renomado médico Sérgio Filipe de Oliveira, especificamente com crianças que apresentam distúrbios do neurodesenvolvimento. A partir dessa iniciativa pioneira, a ABPR está incentivando seus colaboradores a montarem grupos de estudo e de pesquisa em temas específicos de saúde mental, como depressão, autismo, suicídio, etc. Com a crescente expansão da PR por todo o território nacional e a chegada de novos colegas com esse perfil mais científico, é uma questão de tempo para que esses grupos de pesquisa estejam produzindo trabalhos e divulgando resultados em congressos e periódicos de grande impacto no meio científico. 

Ciro Fernandes de Ferreira é psicoterapeuta reencarnacionista, formado na turma do Rio de Janeiro 2012/2013, com Mauro Kwitko. Foi monitor nas turmas pioneiras de Brasília-DF, Teresina-PI e Recife-PE. É ministrante de cursos credenciado pela ABPR desde 2016, com atuação em João Pessoa-PB, Recife-PE, Teresina-PI, Campina Grande-PB e Natal-RN. Ciro tem graduação em Psicologia e Engenharia Civil. Também é pós-graduado em Terapia Regressiva e Terapia Cognitivo-Comportamental. Servidor público na Justiça do Trabalho e Professor no IFPB. Reside em João Pessoa-PB, é casado e pai de três filhos.

 

 Comunicação ABPR
(Denise Rasmussen Reis - Jornalista)