Setembro Amarelo ABPRA Associação Brasileira de Psicoterapia Reencarnacionista entende a importância de se falar em prevenção ao suicídio e de levar conhecimento e apoio à sociedade. Desta forma, a ABPR apoia o Setembro Amarelo. Ao mesmo tempo, reconhece a necessidade de contribuir com a sociedade, levando conhecimento a respeito dos estudos e experiência prática da psicoterapia reencarnacionista. Esta que pode atuar tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças que podem levar ao suicídio.  

Dados da Organização Mundial de Saúde, apontam que cerca de 800 mil pessoas morrem devido ao suicídio todos os anos, no mundo. Sendo o suicídio a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Para o presidente e criador da ABPR, Mauro Kwitko, esses dados alarmantes refletem o aumento da desumanização da sociedade moderna e a necessidade urgente de se buscar mudar isso, por meio do olhar real e moderno da psicoterapia reencarnacionista Mauro Kwitko, presidente da ABPR

“As pessoas da atualidade, de forma geral, estão se fechando na solidão individual e existencial de cada uma. Há um aumento do egoísmo egocêntrico e muitas vivem apenas para si mesmo e seus afins, trabalhando em qualquer coisa, em qualquer emprego, sem considerarem o bem-estar coletivo e a poluição ambiental, por exemplo”, expõe. Conforme ele, muitas pessoas de hoje, por acreditarem que a vida que possuem é apenas essa atual, não se preocupam com a preservação ambiental e com a criação de uma atmosfera mais humana. “O fato das pessoas não terem a consciência das vidas anteriores e das sucessivas, faz com que elas se sintam cada vez menos parte de um todo. Elas fomentam atitudes cada vez mais egoístas e menos humanas. Com isso surge a insatisfação, a depressão e uma legião de pessoas depressivas, que podem vir a cometer suicídio”, aponta.

A origem da depressão

Para Mauro Kwitko, há uma tendência no aumento de casos de depressão, mas que pode ser revertido por meio de uma consciência melhor das pessoas sobre o assunto. Ele esclarece que essa previsão nada animadora só aumenta mais ainda a responsabilidade dos psicoterapeutas reencarnacionistas. “Nós, psicoterapeutas reencarnacionistas, precisamos levar o conhecimento da PR ao maior número de pessoas possível. Porque só ela, por meio da investigação do inconsciente, pode responder a determinadas questões que uma pessoa sente e que a deixa depressiva”. 

Segundo ele, todas as pessoas se sentem tristes de vez em quando e tais sentimentos são normais. Mas a depressão, enquanto doença psiquiátrica, é diferente, pois caracteriza-se com uma doença como outra qualquer, diagnosticada em exames no cérebro, e que exige tratamento. Já a depressão, enquanto desestímulo diante dos inúmeros problemas sociais e do dia a dia, pode ser tratada com o uso da psicoterapia reencarnacionista. 

A importância de recordar quem somos e a missão do espírito

O criador da ABPR ressalta que a Psicologia, a Psiquiatria e a Filosofia ocidentais seguem uma concepção não reencarnacionista, oriunda nos Concílios dos séculos VI e VII. “Essa concepção antiga, que ignora a reencarnação, não consegue consegue transmitir aos pacientes e às pessoas em geral, uma perspectiva ou uma finalidade mais profunda para a qual viver. Ela procura apenas um compromisso real com a pessoa mesmo, tentando identificar fatos da infância da pessoa ou os vilões que elas precisam aceitar e perdoar. Ao mesmo tempo, propõe estímulos superficiais para se retomar a alegria de viver, como sair, viajar, fazer uma plástica, dançar”, lamenta. 

Mauro afirma que o verdadeiro estímulo que pode ajudar uma pessoa a reencontrar a sua vontade de viver está em ajudá-la a recordar quem ela é de verdade e a missão do seu próprio espírito, o qual é imortal. “A visão reencarnacionista traz um novo olhar e eu a considero o embrião da psicologia do futuro, que lidará com a reencarnação e a veracidade do mundo espiritual”.  

O psicoterapeuta reencarnacionista, que tem formação em medicina, reforça que os profissionais da saúde, especialmente psicólogos, psiquiatras, terapeutas e filósofos que entenderem e abraçarem a visão reencarnacionista, serão melhores profissionais. “Quem já atua na saúde já tem o conhecimento sobre métodos e técnicas para tratar as pessoas.  Porém, quando adicionam o conhecimento da visão reencarnacionista tendem a ser profissionais mais completos. Pois, saberão criar um relacionamento melhor com seus pacientes, ajudando-os na identificação da causa e no tratamento para a depressão. 

Comunicação ABPR
Denise Rasmussen Reis (Jornalista)