artigo Mauro mapa do ego

O Mapa do ego, após a vinda da noção de “Personalidade Congênita” e da “versão-persona” x “Versão-Espírito”, é a 3ª pérola enviada pelo Mundo Espiritual para todos nós. Ela nos ajuda a realmente aproveitarmos a encarnação, no sentido evolutivo, e incrementarmos a nossa proposta de Reforma Íntima, que é nossa 1ª missão.

O perfeito entendimento do nosso Mapa pessoal do ego e a percepção, em cada situação do nosso dia-a-dia, é de fundamental importância para irmos, na prática, realizando a nossa Reforma Íntima. Realizá-la significa passar da “versão-persona” para o mais próximo possível da “Versão-Espírito”, a respeito de algo.

Esse trabalho deve ser realizado por nós mesmos e também junto a outras pessoas. Vamos analisar a seguir.

Analisando o ego em nós mesmos

diretoria MaurokwitkoEm nós mesmos, no nosso cotidiano, quando percebermos que estamos com um pensamento inferior em nossa cabeça (e o sentimento inferior atrelado a ele). Após aquele tempo em que nosso ego nos convence de que temos razão, temos de perceber de que nível inferior do nosso ego ele está vindo (infantil, adolescente ou adulto inferior). E, a partir disso, passar o comando do nosso pensamento para um subnível superior do mesmo nível ou de outro nível. Por exemplo: nos sentimos magoados com alguém porque ela nos fez algo, ou não fez, etc. Nisso vem a tristeza, a raiva, a indignação, etc. De que maneira estamos sentindo e demonstrando isso? Se for de uma maneira infantil o comando está vindo do ego infantil inferior. Se for de maneira adolescente o comando está vindo do ego adolescente inferior. E, se for de uma maneira adulta, o comando está vindo do ego adulto inferior. 

Após percebermos isso, paramos, respiramos, nos acalmamos, e vamos passando o comando do nosso pensamento para outro subnível, aí superior. Se o que estava aflorando vinha do ego infantil inferior, podemos passar o comando para o ego infantil superior ou, por exemplo, para o ego adulto superior. Se o que estava aflorando vinha do ego adulto inferior, podemos passar o comando para o ego adulto superior ou, por exemplo, para o ego infantil superior, etc.

Conseguindo mudar a origem do pensamento, de um subnível inferior para um subnível superior, ele muda completamente: o que nos trazia tristeza, traz compreensão, o que nos causava raiva muda para perdão, o que nos adoecia vai embora, e tudo isso nos traz mais paz e felicidade.

Percebendo o nível do ego no consultório

Em nosso consultório, com as pessoas que nos procuram para tratamento (após termos fornecido a elas o Mapa do ego para preencherem em casa, concentradamente e sinceramente, e termos debatido e esmiuçado nas conversas) - vamos escutando as suas histórias, os acontecimentos de sua vida (de sua infância, de sua adolescência, do seu momento atual de vida) e, após escutarmos com amor, paciência, atenção e gentileza, instigamos a pessoa a refletir de que nível vinha aquele pensamento (e o sentimento que sempre vem atrelado a ele). Se ela pensa, analisa e conclui que vem, por exemplo, do seu nível infantil, perguntamos: superior ou inferior? Se ela responder “inferior”, pedimos para ela nos contar tudo de novo, agora sob a ótica do nível superior do seu ego infantil, ou sob a ótica do seu ego adulto superior. Se ela diz que vem do seu ego adulto inferior, pedimos para ela nos contar de novo, sob a ótica do seu adulto superior ou de sua criança superior. Se ela diz que vem do seu ego adolescente inferior, pedimos para ela nos contar de novo, sob a ótica do seu adolescente superior ou de seu adulto superior.

Isso irá acelerar muito a Reforma Íntima das pessoas em nosso consultório, além delas perceberem que Psicoterapia Reencarnacionista não é sinônimo de “Regressão”, que curar sintomas focais como uma fobia, o transtorno do pânico, uma depressão, uma dor física crônica, etc., é realmente ótimo, mas o objetivo do nosso tratamento é muito mais do que isso, é oportunizar uma salto quântico em sua evolução, fazendo com que o seu ego se aproxime, cada vez mais do seu Espírito, do seu Eu superior.

Avaliando o nível do ego nos grupos de estudo

Quem é monitor de curso pode avaliar o nível do ego consigo mesmo e nos Grupos de Estudos que coordena com alunos. Isso pode ser feito durante as conversas no Grupo no estudo exclusivo do Mapa do ego. Podem ocorrer duas situações: o(a) monitor(a) solicitar a um ao(a) aluno(a) que faça isso após a sua fala ou o oposto, um(a) aluno(a) pedir que o(a) monitor(a) faça isso após a sua fala. O nosso Espírito, criado à imagem e semelhança de Deus, é perfeito mas o nosso ego ainda não. E, cada vez que falamos o que pensamos, sentimos ou achamos a respeito de algo ou de alguém, estamos revelando qual o nosso nível evolutivo de ego, não teoricamente mas, na realidade.

Os Ministrantes de Curso podem analisar o nível do ego consigo mesmo, com os monitores e os alunos na sala de aula. Nessa situação o(a) Ministrante utiliza essa técnica de autoconhecimento nas falas dos alunos e dos monitores e esses podem fazer o mesmo com o(a) Ministrante.

A importância de comandar o pensamento

As maneiras explicadas anteriormente são as mais simples e práticas de detectarmos, em cada situação, qual o nível do nosso ego (e se é o subnível superior ou inferior dele), que está comandando o nosso pensamento e o sentimento atrelado a ele. Detectando isso, reassumimos o poder sobre o nosso pensamento e solicitamos a um subnível superior do nosso ego que nos diga o que pensa a respeito. Devemos aprender a comandar o nosso pensamento e não mais sermos comandados por ele.

Os nossos pensamentos revelam o nosso nível evolutivo para nós mesmos. A nossa fala revela o nosso nível evolutivo para os outros. As nossas condutas, hábitos e atitudes revelam o nosso nível evolutivo para todos.

O ideal seria que, a cada momento, pudéssemos passar o comando do nosso pensamento para o nosso ancião interno, mas isso exige que já estejamos a maior parte do tempo sintonizados nos níveis superiores do nosso ego e isso não ocorre com a maioria de nós, mas, um dia, chegaremos lá.

 

Dr. Mauro Kwitko é formado em Medicina pela UFRGS em 1971. É também o canalizador da Psicoterapia Reencarnacionista e fundador da ABPR, tendo realizado mais de vinte mil sessões de Investigações do Inconsciente (Regressões) em pacientes desde 1996. Possui 14 livros publicados e 5 e-books. Saiba mais: maurokwitko.com.br.