psicoterapia e prática integrativaGradativamente, a psicoterapia reencarnacionista tem despertado a atenção de cada vez mais pessoas. Só na ABPR já são mais de 4,2 mil psicoterapeutas formados e um número inestimável de pessoas atendidas em todo o Brasil. Os benefícios da PR para a saúde espiritual e física de uma pessoa são muitos. No sentido prático, o método pode ser considerado como uma prática integrativa, pois o conhecimento e a aplicação da PR agregam valor ao ser.

De acordo com a psicoterapeuta reencarnacionista, Carmen Mírio, as práticas integrativas existem para benefício do ser. “Considera-se prática integrativa a integração de saberes. Ou seja, é uma soma de conhecimentos diversos que a medicina pode utilizar-se para a melhoria de uma pessoa ou paciente. Os saberes são transculturais e podem tratar um determinado sintoma de formas diferentes”. Conforme ela, na atualidade existem mais de 20 práticas integrativas. E a PR, embora ainda não faça parte do rol das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do Ministério da Saúde, é uma prática integrativa, pois cumpre o seu objetivo de proporcionar tratamento para diversas patologias, embora o foco da PR seja a busca da cura da alma de uma pessoa. “Quando se alcança uma melhora na alma de uma pessoa, as doenças também cessam ou diminuem os sintomas”, afirma.

 Aspectos tratados na psicoterapia reencarnacionista

Carmen MírioConforme Carmen, a psicoterapia reencarnacionista trata de diversos aspectos da pessoa, inclusive o espiritual, porém de uma maneira ampla. Segundo ela, há uma tendência das pessoas em associarem questões espirituais a casos de obsessão, como interferência externa, porém não é só isso. “A PR é a terapia da reforma íntima, sem a qual ninguém pode, de fato, ser curado. Ela amplifica todo o conhecimento espiritual. Como por exemplo, a entender as personalidades ou consciências de outras vidas que ainda estão em sintonia com a vida atual, a compreender os desafetos que se encontram no reduto familiar, a pensar sobre a missão que veio cumprir e, a principal: a reforma íntima, sem a qual não há cura”.

De acordo com a psicoterapeuta reencarnacionista, ao introduzir a reencarnação no consultório, há uma ampliação da forma como são tratadas as questões apresentadas pelas pessoas. “Há muitos casos de doenças, dores, depressão, pânico, entre outros sintomas diversos, que afloram a partir de gatilhos. Eles podem ser: fatos, pessoas ou lugares, pois remetem a uma memória inconsciente do passado, disparando os desconfortos e as sensações conflitantes”. 

Como se dá o tratamento

O tratamento consiste em desligar as memórias do passado, cessando a causa dos sintomas e, ainda, conscientizar a pessoa das razões pelas quais ela atraiu e necessitou. É o verdadeiro despertar da consciência. Conforme Carmen, a PR é uma ferramenta poderosíssima quando aliada a outras práticas. “A PR revela aspectos que nenhuma outra psicoterapia comum descobriria. Com as informações trazidas sobre a personalidade congênita e a origem dos traumas, há possibilidade de outros profissionais, como os médicos, ministrarem o medicamento homeopático adequado e encaminharem o paciente para outras práticas integrativas, resultando no sucesso do tratamento.

Acionamento de gatilhos e desligamento

Os gatilhos são fatos, situações, pessoas ou lugares que remetem à memórias conscientes ou inconscientes da pessoa. Quando acionados, causam reações ou sintomas. Segundo a psicoterapeuta, um cheiro, uma música, a visão de um lugar, de uma pessoa ou uma situação podem despertar na memória conteúdos bons ou ruins. “Tais memórias podem aflorar sentimentos, pensamentos e atitudes conflitantes que resultem em transtornos, dores físicas e emocionais, doenças ou comportamentos diferentes”, aponta.

Para Carmen, quando a pessoa não entende as razões do que está acontecendo com ela, poderá ser incompreendida na sociedade e até mesmo tratadas como doentes. ““A família é um grande disparador de gatilhos, pois é onde encontramos os desafetos do passado e os amigos. Encontramos no lar a grande oportunidade da reforma íntima. E é o local que origina os maiores problemas. Se conseguirmos solucionar os desentendimentos que ocorrem na família, estaremos a caminho da evolução”, ressalta.

Conforme a psicoterapeuta, a PR é muito eficiente quando se necessita desligar esses gatilhos que foram acionados. “A PR ajuda no desligamento das personalidades do passado e traz também uma conscientização para que a pessoa possa fazer a sua própria reforma íntima. Logo, a PR propicia a reforma íntima, desligando as memórias do passado e, ao mesmo tempo, criando uma nova consciência do verdadeiro propósito da vida atual”, frisa. 

Inserção da PR nas PICS

A PR ainda não integra a lista das PICS do Ministério da Saúde por causa da reencarnação. “Infelizmente, para muitos, a reencarnação não existe e é considerada, ainda, como crença. Embora tenhamos vários casos em todo o Brasil comprovando melhora de pessoas por meio da PR, a reencarnação ainda é um entrave para que se aceitem a PR como PIC”, lamenta. 

Porém, segundo a psicoterapeuta, a ABPR tem realizado pesquisas no sentido de trazer informações comprobatórias. “Estamos realizando algumas pesquisas dentro PR, com a participação de outros psicoterapeutas reencarnacionistas. Abordamos o autismo, Alzheimer, depressão e suicídio. Também participo como parceira do Instituto Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, como agente promotora de saúde e atuando nas práticas integrativas, levando a PR e a investigação do inconsciente nos desligamentos, descobrindo personalidade congênita e memórias traumáticas. É um trabalho bem interessante mas, ainda temos um caminho longo a percorrer por conta da barreira da reencarnação na sociedade e junto à comunidade científica”, afirma. 

A aplicação da PR em clínicas

Carmen Mírio tem feito atendimento com a PR em seu espaço terapêutico, com resultados interessantes e positivos. Com relação a hospitais, ela desconhece algum que faça tratamento com a PR. Porém, lembra que o Departamento de Investigação do Inconsciente Não Pessoal da ABPR, cujo tratamento é feito à distância, muitas pessoas atendidas estão internadas em clínicas ou em hospitais, na UTI. “A melhora dos pacientes após o tratamento com a PR é visível. Ainda não temos uma estatística ou mapeamento sobre isso, mas deve ser feito em breve, pois os casos de sucesso são muitos”, afirma. 

Derrubada de crença e cura

A psicoterapeuta enfatiza que é preciso derrubar a barreira que impede a sociedade em geral, de entender sobre a reencarnação. “A reencarnação é uma realidade e não uma crença. As religiões oficiais e em maior número de adeptos no Brasil não reconhecem a reencarnação ou as vidas passadas. Países como os Estados Unidos, Portugal, Itália e Espanha realizam pesquisas a respeito da espiritualidade e da reencarnação. No Brasil, muitos médicos, por intermédio das universidades, caminham para as pesquisas a respeito do tema. Com isso, sintomas e doenças serão entendidos e curados com a compreensão da reencarnação”, relata.

 Para Carmen, a cura da doença é a cura da própria alma da pessoa. “A doença e o corpo físico são resultados da repetição de pensamentos, sentimentos, atitudes, palavras que resultam em traumas, dores e doenças. Essa repetição vai se solidificando e trazendo o que já existe na bagagem do passado e, automaticamente, transforma-se em doença. As pessoas estão presas em suas memórias, por isso não conseguem viver o momento presente e nem tampouco vislumbrar o futuro. Onde as pessoas estão? Em que tempo? Vivendo em qual memória?”, esclarece.

Sobre Carmen Mírio

Carmen Mírio é psicoterapeuta reencarnacionista, consteladora sistêmica familiar, escritora, palestrante, professora, advogada, jornalista, estudante de psicologia e pós-graduanda em Pedagogia Sistêmica. Desde 2014 Carmen ministra curso de Psicoterapia Reencarnacionista pela ABPR nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Santos, Praia Grande, Mogi das Cruzes e Uberlândia (MG). Ela também coordena pesquisas na ABPR sobre autismo em crianças, Alzheimer, depressão e suicídio. É diretora dos Núcleos da ABPR. É autora dos livros: Regressão para crianças, pela editora Luz da Serra; e, Mulheres antes e depois dos 50, pela editora Leader. Carmen Mírio também é parceira do Instituto Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, na área transcultural, com a Psicoterapia Reencarnacionista e a Investigação do Inconsciente como agente promotora de saúde e nas práticas integrativas.

Comunicação ABPR

Denise Rasmussen Reis (Jornalista)