capa matéria Investigação do InconscienteA psicoterapia reencarnacionista utiliza em suas técnicas a investigação do inconsciente (IdI), que é uma evolução da terapia de regressão a vidas passadas, da psicologia e da psiquiatria. O objetivo principal da Idl é a cura da alma. Porém, ela é muito procurada também para tratamentos de sintomas, patologias, fobias e doenças da atualidade, como depressão, síndrome do pânico e ansiedade. Na Idl é possível utilizá-la com a finalidade de criar uma conscientização, fazer um desligamento de algo que possa estar atrapalhando a vida atual, ou de criar conexão para que a pessoa encontre um sentido para a vida atual.

Desde 1996 que a psicoterapia reencarnacionista tem se apresentado com uma ferramenta eficaz para o tratamento de doenças que a medicina tradicional desconhece a causa. No aspecto ocidental, a PR trata o ego das pessoas e, no oriental, ajuda na reintegração ao Eu divino.

A Psicoterapia reencarnacionista foi organizada por Mauro Kwitko, presidente da ABPR. Baseia-se na personalidade congênita, considera existências anteriores e contraria as religiões que desconsideram a reencarnação. Conforme seu organizador, a principal proposta da PR é a de reforma íntima do ego e a libertação do seu comando sobre os pensamentos.

Como se dá a investigação do inconsciente no método ABPR

O Método ABPR de Investigação do Inconsciente é exclusivo, pautado na ética e só pode ser realizado por psicoterapeutas reencarnacionistas devidamente formados e autorizados pela associação. O processo se dá em etapas, durante a sessão de IdI e vai desde o trauma até o Ponto Ótimo. Toda a recordação é feita sob o comando dos mentores espirituais da pessoa atendida. O psicoterapeuta reencarnacionista tem o papel apenas de facilitação e intermediação do processo.

De acordo com Mauro Kwitko, há uma recordação desde o fato traumático até o seu final. Em seguida prossegue-se recordando até o seu desencarne e posteriormente a chegada do espírito da pessoa ao Plano Astral (período inter-vidas). Neste, há uma recordação do que passou até o momento em que a pessoa afirma estar sentindo-se muito bem. Esse momento é chamado de Ponto Ótimo e é o estágio em que a Idl se encerra. Todas essas etapas são realizadas em uma única sessão de Idl.

O organizador da PR reforça que a Idl precisa avançar além do final do trauma e seguir até o ponto ótimo para que o processo de desligamento daquela situação seja alcançado. “Não fazemos a pessoa recordar apenas até o final do trauma, isso faria com que ela melhorasse bastante, porém, incorreria no risco ela ficar sintonizada nesse ponto, o que fugiria do objetivo da PR. Ou seja, na nossa Investigação, a pessoa recorda também o período inter-vidas subsequente a cada vida passada ou pós-vida acessado, essa é uma das pérolas do nosso Método, pois as pessoas podem ver como são quando estão desencarnadas, de volta ao Mundo Espiritual”, afirma.

Sobre os tipos de investigação do inconsciente

No Método de Idl da ABPR, há três tipos de investigação: para conscientização, para desligamento e para conexão. Qual tipo de investigação será utilizado vai depender da escolha dos mentores espirituais da pessoa. O psicoterapeuta reencarnacionista nunca comanda a sessão, ele apenas a facilita. 

A investigação para conscientização revela características de personalidade, tendência de sentimentos, atitudes e posturas que a pessoa vem apresentando há séculos ou milênios. Ou seja, atua diretamente na personalidade congênita e facilita identificar formas de realização da Reforma Íntima do ego. O objetivo dos mentores nesse tipo de investigação é que a pessoa obtenha um tratamento psicoterápico, associado ao alívio obtido pelo desligamento do passado.

A Investigação apenas para desligamento são aquelas que os mentores oportunizam para solução de casos de fobia, transtorno do pânico, depressões severas resistentes aos tratamentos e, dores físicas crônicas (com origem em outras vidas). O objetivo desta é a cura dos sintomas, porém também podem ser identificadas características e sentimentos da pessoa que auxiliam no processo de tratamento ou cura.

A investigação para conexão são aquelas que os mentores trazem para lembrar a pessoa que ela já foi feliz, que contribuiu para a sociedade e que tem talentos escondidos que podem ser utilizados na vida atual. Esse tipo de investigação normalmente ocorre na 3ª, 4ª ou 5ª sessão, após o desligamento de situações traumáticas e a pessoa já está se sentindo bem. Funcionam como presentes dos mentores para que a pessoa encontre motivação para viver.

Base da Idl

A idl tem referência na questão 399 de “O Livro dos Espíritos”, onde é tratado sobre o esquecimento do passado, conforme abaixo:

“Mergulhando na vida corpórea, perde o Espírito, momentaneamente, a lembrança de suas existências anteriores, como se um véu as cobrisse. Todavia, conserva algumas vezes vaga consciência, e lhe podem ser reveladas. Esta revelação, porém, só os Espíritos superiores espontaneamente lhe fazem, com um fim útil, nunca para satisfazer a vã curiosidade.”

Onde encontrar um psicoterapeuta do método ABPR

No Portal ABPR é possível localizar um psicoterapeuta reencarnacionista mais próximo a sua localidade, que poderá atendê-lo(a). Clique aqui e selecione o país, cidade e o estado.

A Idl no Método ABPR só pode ser feita por profissionais habilitados pela ABPR. A realização do procedimento por outros profissionais podem acarretar riscos físicos, psicológicos e espirituais para a pessoa. Quando tiver dúvida sobre o profissional, a pessoa interessada poderá falar diretamente com a ABPR pelo whatsapp (51 99444-6177), telefone fixo (51 3574-0884) ou através do Fale Conosco.

Comunicação ABPR
Denise Rasmussen Reis (Jornalista)