happy family“A família perfeita é aquela que tem os desafios necessários para a evolução”, é o que aponta a psicoterapeuta reencarnacionista, Rejane ACosta. Com uma diversidade de formatos familiares cada vez maior, a necessidade de lidar com as diferenças e buscar um melhor convívio se torna fundamental para as pessoas do mundo atual. Para Rejane, todas os formatos familiares servem a um propósito e a Psicoterapia Reencarnacionista pode auxiliar para que as relações ocorram com respeito e de forma harmônica e amorosa.

Segundo a psicoterapeuta, que atualmente está responsável pela Especialização em Psicoterapia Reencarnacionista para a Família na ABPR, tudo aquilo que serve a algum propósito é perfeito. Sobre a família, ela relata que algumas pessoas ainda têm a ideia errônea de achar que a família do vizinho é a perfeita, o que não é verdade. “Quando se fala em família perfeita é importante deixar claro que é aquela que nos permite o desenvolvimento e a evolução do ego, no sentido de nos tornarmos cada vez mais limpos e mais puros, aprendendo a amar cada vez mais”, pontua.

Rejane também reforça que é preciso parar de olhar para a família do vizinho e olhar para a própria família. “Precisamos buscar identificar em nossa própria família quais comportamentos precisam ser desenvolvidos e o que ela desperta em cada um de nós”, afirma. A profissional ratifica que toda família tem desafios e que há sempre uma história por trás das cascas, isto é, o papel que o espírito representa na família, seja em uma casca de pai, mãe, filho, primo, cunhado e etc.

De acordo com ela, nenhuma pessoa tem o conhecimento da história de dois ou três mil anos do seu espírito. Por isso, a união em uma mesma família pode até mesmo ter ocorrido várias vezes. “Desconhecemos o que o nosso espírito já fez. Portanto, estar em uma família com desafetos não é um castigo e, sim uma oportunidade para reparar os males que porventura foram causados um ao outro e dar lugar ao amor. É portanto, uma oportunidade de aprendizado também”, afirma.

A família do ponto de vista da espiritualidade

Do ponto de vista da espiritualidade, a psicoterapeuta lembra que os desafetos que vem como mãe e filho(a) ou pai e filho(a), já vem nas cascas propícias ao amor. Conforme ela, na condição de casca de pai, mãe e filho(a), já existe uma proposta preestabelecida de que haja amor, porém isso não garante o sucesso. “É preciso que cada um faça a sua parte. As cascas de pai, mãe e filho(a) são ideais para que se tenha sucesso naquilo que foi planejado para a evolução de cada um”, exemplifica. Ela reforça que a garantia do sucesso pode não ocorrer porque depende de fatores individuais. “É fundamental que cada membro consiga enxergar o outro, eliminar as mágoas, raiva e sobretudo, aprender a amar, perdoar e exercer a empatia. Com esses itens incluídos, o sucesso tende a vir. Porém, na prática quando surgem os desafios, a tendência das pessoas é se afastarem. Se isso ocorre, a situação não é resolvida e só é adiada para as encarnações seguintes”, acrescenta.

Sobre as consequências do afastamento da situação que causa dor ou dificuldade, Rejane esclarece que a pessoa só está postergando a resolução ou dissolução da dor. “O afastamento faz com que a oportunidade de evolução de todos seja deixada de lado. Quando um consegue compreender e ir até o outro, o fluxo do amor fica mais favorecido. Todos nós viemos para ajudar e, ao mesmo tempo, resolvermos as nossas questões junto aos espíritos que se encontram hoje nas cascas da nossa família”, observa.

A Psicoterapia Reencarnacionista e o novo olhar sobre a família

Rejane relata que a atitude mais sábia que uma pessoa pode tomar perante a sua família cheia de conflitos é a de buscar resolver a situação, ao invés de fugir. Dessa forma, a Psicoterapia Reencarnacionista pode ser uma ferramenta importante para a resolução de conflitos. “Cada pessoa encarna no papel ou na função que necessita desempenhar na família. Uma coisa é achar que somos a casca e outra é de que estamos em uma casca e que precisamos assumir as responsabilidades que cabem à essa casca. Toda casca perecível é habitada por um espírito imortal, cujo propósito é o da evolução. Dessa forma, lançamos um novo olhar sobre a família com o uso da Psicoterapia Reencarnacionista, que proporciona avanços a nível de entendimento e dos desafios”, reflete.

Sobre a existência de relações abusivas no ambiente familiar, a psicoterapeuta enfatiza que elas não fazem parte do planejamento espiritual. "As relações abusivas têm ligação com a evolução do ego de cada pessoa e, a Psicoterapia Reencarnacionista atua justamente nisso, visando essa evolução. Logo, a PR pode ser uma ótima aliada para a resolução de conflitos familiares”, afirma. Segundo ela, o insucesso das relações ocorrem em função do comportamento dos próprios encarnados, fazendo-se necessário que cada pessoa se empenhe na evolução de seu ego. “Por meio da evolução do ego nosso olhar se amplia em todos os aspectos da vida, principalmente no âmbito familiar, onde se encontram os maiores desafios”, finaliza.

Sobre Rejane ACosta

Rejane ACostaRejane Acosta, nesta encarnação, está psicoterapeuta reencarnacionista, pedagoga e psicopedagoga clínica e institucional. Realiza palestras e ministra cursos em vários estados do Brasil. Na ABPR, além de ministrar cursos, também está responsável pela Especialização em Psicoterapia Reencarnacionista para a Família e atua como Coordenadora Regional do Núcleo de Psioterapeutas Reencarnacionistas de Porto Alegre, Estado onde reside e atende pessoas com a Psicoterapia Reencarnacionista.

 

Comunicação ABPR